DSS Left Behind, video 15

Esse DSS foi o video onde o amor, perda e a recompensa foi mostrada aos extremos, de teor feminino e comovente as "perdidas" me deixaram baquiado. No decorrer dele o que veio a mente foi dois clássicos do cinema, o primeiro o inigualável Thelma e Louise e o segundo, o fanstásto Boonie & Clyde. Kate e a namorada do Sawyer são duas boas golpistas, assim como no TL, não consiguimos ter raiva ou repúdia delas, uma por opção mesmo e a outra devido a problemas familiares e românticos, Kate se deu muito mal, precissava de uma amiga que a compreendesse e ajudasse nesta fase ruim de sua existência, e como dito em um momento do Video de Interação Grupacional "uma delas precisa ter algo de bom na vida" no decorrer as experiências de vida de cada uma delas se tornam bonnieclydianas. Mais pra frente uma outra parceira entra na história, a Juliet, o antagonismo cenático entre Kate e ela é de uma maestria sem igual. Totalmente marcante e envolvente.

O DSS começa com Sawer mandando sua amante fugir e esperá-lo em um hotel, este momento no de Video de Interação Grupacional nos remete a um outro, o The Long Con, video 13 do segundo ano dos DSS da Dharma, o que acontece já sabemos perda e sofrimento. Cassidy por amor fez loucuras, se embededou em sua paixão.
Apesar de um passado também duvidoso, demonsta ter um pouco de justiça, ajuda Kate a remontar uma parte dos fragmentos distorcido de sua vida. As duas se conheceram num posto de gasolina interiorano, Cassidy está tentando vender jóias falsificadas para um homem, mas diz que são falsas e que o incidente era caso de polícia. Kate percebe e vai até a moça, fala que seu pai é dono de uma joalheria, por isso sabe distinguir uma jóia falsa de uma verdadeira, compra a peça por 60 doláres, salva a vida dela e da futura amiga, mais sua. pois é fugitiva da polícia, Cassidy também sendo esperta indaga a Kate sobre seu problema, após isso Kate lhe o dinheiro de volta e juntas começam a aventura dramática bem no estilo dos dois filmes citados no começo. No VIG Kate está presa e Locke vai a sua procura, ela preucupada e ele agindo como se aquilo fosse tudo muito natural(é sabido que para ele, a Ilha e os mistérios ali vividos não são uma maldição), os Outros lhe ofereceram uma nova chance de vida, entre todos os "perdidos" é bem provável que ele seria o único a não recusar, ali ele anda, realiza coisas sonhadas que em vida jamais poderia fazer de novo ou fez, ele é paralítico, mas ali tudo muda, sempre agiu sozinho, de todos sempre mostrou ser o mais egoísta, embora a verdade doa, ali ninguém está para ser amigo de ninguém, mas aprenderam ser e este foi o papel do Jack e de alguns outros "perdidos", Kate foi uma que tentou e mostrou ser, na fala que se segue entre ela e Lock, ele joga seu passado em sua cara, e que apesar de ele a achar uma pessoa boa e honesta os Outros não pensam da mesma forma, se despede dela dizendo que vai embora com eles, ela diz para não confiar neles, mas ele aparentemente não está nem aí para Kate, seu semblante é de uma felicidade que não tem tamanho, encontrou o meio de ser feliz novamente, custe o que custar, vai lutar por isso, em determinada cena ele diz "Eu não quero ir para casa". Mas ele discadaramente diz que o Jack irá ficar, sabia das tramóias dos Outros, mas Kate não, por isso não entende nada e sente totalemente desolada e anandonada.

Outro ponto que v
ale ressaltar são as aparições de Sawyer e Hurley, que são sempre afinadissímas, suas caras e bocas são verdadeiras preciosidades nos videos, neste DSS eles se superam, Hugo numa sagacidade única, fala para seu amigo que as pessoas na Ilha não estão satisfeito com sua atitude, sua egocentricidade só o tem prejudicado e que mais tarde haveria uma votação e nela seria discutido sua banição, Sawyer de cara não leva muito a sério, mas pouco a pouco vai se deixando se sucumbir pela idéia de Hurley, que ele precisa mudar e essa mudança é ajudando os demais "perdidos". A InicitiativaDharma apesar de hoje macabra é magnífica, a interação dos dois poderiam muito bem se enquadrar nas histórias contadas nas festas de fim de ano, principalmente em solo americano, suas experiências de vida pareciam ter saído daqueles contos de Natal, onde um anjo ajuda o morto a se redimir de sua vida desraigada e cruel. Hugo faz um "anjo sarcástico" ciceroneando Sawyer na redenção de sua malicidade. Nas falas que se seguem Sawyer vai mostrando que é um bom moço, que quer se redimir, apesar de trazer consigo um rancor muito grande(mas coitado, os incidentes de sua infância o fizeram ser assim). O sagaz Hugo aos poucos vai fazendo ele ser "bom", as prendas ditadas a Sawyer são hilariantes, ele meio que elogia o bebê da Claire, o Aaron e lhê da um lençol; caça com Desmond um javali para fazer os "perdidos" se distrairem da perda de Jack, Locke, Kate e Sayid etc e etc. Hugo só observando e divertindo pacas, no final diz ao pobre Sawyer que tudo não passou de um bom trote, ele apesar dos pesares, deveria ser o lider temporário deles, todos estão perdidos e Sawyer no momento poderia ser um ponto de refúgio para todos eles, Sawyer reflete sobre a questão e gosta. Momentos brilhantemente, brilhante.

Mas nem tudo são flores, aqui tivemos ganhos, mas as perdas e o medo por estar sozinho e sem seus refúgios fizeram Kate e Juliet se gladiarem como se estivesse na Antiga Roma, antes de estarem juntas e jogadas no mato, ela ouve uma correria, levanta de seu espaço aprisionado e vai até a janela, lá fora ela vê os outros se preparando para fugir e colocando máscaras de gás, o terror toma conta de seu corpo, um dos Outros vem ao local onde está presa e joga uma espécie de "granada do sono", ela desmaia e horas depois acorda no meio da floresta mais a Juliete, reparem nesta experiência de vida que ela teve seu momento Jack, como no pirimeiro DSS da Dharma, ela fita o céu e pouco a pouco vai retomando a consciência, mas derrepente ela leva um susto, não esperava ter como companheira a Juliet, surpresa Kate oberva ela com cuidado, vê que ela uma faca no bolso de sua calça, tenta pegar, Juliet acorda(ou já estava acordada) segura seu punho com força, deixa marca nele, Juliet solta seu punho, Kate tenta abrir as algemas, mas não consegue a faca é muito grande. As duas discutem sobre a relação moral do Jack e Juliet fria e calculista diz que Kate magou seu coração dormindo com Sawyer. Kate fala de seu abandono com ela, aperentemente Juliet se mostra surpresa com os comentários, mas se formos olhar pela ótica Outriana, eles são capazes sim de a terem deixado lá de propósito, vide que ela já escapou da morte uma vez e vive marcada como se fosse uma vaca. A fala marcante destas cenas liberadas é "bem vindo ao mundo de não saber que diabos estar acontecendo" para quem estava acostumada a ter algumas respostas aquilo foi um murro no estômago. Nas cenas dos DSS que vem a seguir Cassidy ajuda Kate a encontrar sua mãe se passando por ela, como ela imaginava os federais a estavam esperando e a jogam no chão e o US Marshal que na Ilha também estava e morreu, sem dó a prende. Cassidy vestindo como a Kate, se passa por uma vendedora de Bíblias, convence os federais e mais tarde sai ilesa do interrogatório deles, no hotel onde estão hospedadas fala pra Kate que não vai ser fácil, que um novo plano mais elaborado precisa ser feito. O plano pensado não foi dos melhores, mas Kate consegue falar com a mãe. Cassidy vai no restaurante onde a mãe dela trabalha e pede uma comida, na volta após ter sido servida, derruba o prato em seu avental, esta ação faz com que a mãe dela vá ao banheiro e lá encontre a filha, Kate a questiona do porquê de ter feito isso com ela, a mãe faz o mesmo, dizendo que apesar de tudo que passou, surras, rejeição e muita humilhação, ela amava o seu pai, que o amor de nossa vida a gente não escolhe, Kate se desconsola diz que fez aquilo para dar uma vida melhor a ela, mas a mãe não queria que o acidente tivesse acontecido e numa cena emocionalmente carregada, diz que se a filha aparecer novamente para porcurá-la, gritará por socorro e ela será presa.

Na Ilha já noite as duas seguem discutindo, Juliet fala coisas sobre Jack para Kate que ela não gosta, Kate da uma porrada nela e deslonca seu ombro. O mosntro da ilha aparece e as duas saem correndo e se escondem no meio de umas árvores circulares, mas continuam falando sobre Jack, Juliet insiste em dizer que ele está magoado com ela, neste interim o monstro da Ilha alcança as árvores circulares onde estão escondidas e começa a jogar uma luz tipo um flash nelas, como se estivesse batento fotos ou averiguando o local delas, o som de sua aparição é metálico e estridente. O tempo amanhece e as duas continuam falando sobre o que veio ocasionar o deslocamente de ombro da Juliet, briga de amor da nisso, sou daqueles que acredita que Juliet se apaixonou pelo Jack(Kate ainda tendo uma queda, jamais iria admitir tamanha audácia) e por isso vem sendo rejeitada por seus amigos. Conversa vai e conversa vem, Kate pergunta a Juliete se conhece de verdade o Jack, Juliete em sua prepotência momentânea, mostra conhecê-lo tão bem que Kate desiste, pois percebe que não o conhece mesmo. O monstro contiuna na rota delas, aparece novamente e as duas seguem correndo pela ilha, Juliet tropeça fazendo as duas cairem numa poça de lama e as duas se sujam toda, a poça se formou devido a chuva na noite anterior, logo pensei não vão brigar, outro fetiche masculino "mulheres sensuais brigando na lama" tudo bem que elas estavam vestidas a carater, mas minha mente fluiu, mas foi por pouco tempo, logo ela retorna ao DSS e entro em pânico elas se deparam com aqueles estranhos objetos eletro-sonoros que fazem as cercanias da comunidade da Juliete, Kate insiste em não ir, mas Juliet tenta lher dizer que pela lateral há um possibilidade, mas é em vão, e derrepente ela tira uma chave para as algemas, se desalgema diante da Kaste que fica sem ação. Corre em direção ao objeto e aciona uma chave de segurança númerica que desarma os objetos eletros-sonoros. O interessante nesta passagem é que na sequência numérica do desarme ela digita o número 16 e 23, dois dos bad numbers de lost, será que eles não são tão malditos assim, aqui vemos que eles são usados para algo "bom", protegê-las do monstro que fita Juliet como se já a conhecesse. Kate corre com medo mas Juliet não mostra ter, o monstro corre em sua direção batendo na parede eletro-sonora aperentando não conhecer, muito estranho isso, se a fumaça negra faz parte da Ilha, porquê não conhecia o sitema de segurança ou alertado avisado por quem o criou? Outro detalhe é que a Juliet não só desativou e alarmou a cerca de novo, como itensificou sua ação, formando não só uma barreira lateralmente como cupolamente também. Ela gira uma pequena alavanca de segurança numa certeza, que parece que aquilo não era para proteger dos "perdidos" antigos ou futuros que estavam por vir, mas sim dos perigos que a Ilha oferece, se os Outros se insurgiram contra a Dharma, como preferem alguns acreditar, eles teriam que arrumar um meio de se proteger. Após o monstro partir Kate revoltada vem até Juliet indagando sobre a chave para desalgema-las que ela tinha em posse, mas Juliet diz que isso foi uma forma de ela não se sentir tão sozinha, já que foi deixada pelos seus "amigos" e não queria ser deixada de novo. Se Kate tivese conseguido se saltar quando se encontrou presa a Juliet na floresta, a deixaria ali mesmo e partiria só.

As duas consegue
m alcançar o local de estadia dos Outros, Juliet diz onde Sayid e Jack estão, agora eu me pergunto: O porquê de ela saber aonde eles estavam? Os seus amigos não poderiam ter trocados os 'perdidos' de lugar? Não trocaram, ela sabia onde eles estavam, era uma dos Outros, mas porquê eles ainda estariam lá, a não ser estariam armando novamente para os "perdidos" da ilha.

Na casa Jack está desacordado, Kate se aproxima e o acorda, no despertar ele a joga na parede, trocam desabores vividos e novamente temos amor, perda e recompença, mas Jack está ferido, o coração abalado e um novo amor a vista, ele pergunta pela Juliet e Kate diz que eles também a deixaram para tráz, Kate desesperançosamente diz "Voçê a conhece melhor do que eu", após ser perguntado sobre o agora ele diz "Agora voltamos" ao sair da casa se depara com Juliet a pergunta se está bem e vise-versa, Sayid chega falando que não tem ninguém mais na comunidade, Jack fala para levar o que encontrarem e seriamente Sayid diz que Juliet não irá com eles, Jack diz que sim, pois ela também havia sido deixada para tráz. Sayid e Kate se entreolham e a pergunta que fica no ar? Será que tudo não foi proposital.

0 comentários:

subir